Até 2020 governo quer capitalizar 9300 empresas

"No ano passado, o investimento empresarial cresceu 6% e está a aproximar-se dos níveis anteriores à crise", disse ontem o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, num debate em Lisboa dedicado ao tema da capitalização e reestruturação de empresas, no âmbito das medidas implementadas pelo Programa Nacional de Reformas (PNR).

No documento sobre o PNR apresentado pelo governo, o eixo da capitalização das empresas conta com nove medidas e um orçamento total de 3,4 mil milhões de euros, com aumento dos capitais próprios das empresas na ordem dos 2,78 mil milhões de euros. O Programa Nacional de Reformas reforça assim as metas de capitalização das empresas: capitalizar 9300 empresas até 2020.

Na perspetiva do ministro da Economia, os problemas das empresas são "um entrave ao crescimento da economia portuguesa" e devem ser assumidos e resolvidos.

Para isso, Caldeira Cabral sublinhou os vários eixos de atuação do programa Capitalizar, tais como as linhas de financiamento para PME, "com uma enorme adesão", e as medidas fiscais como a remuneração convencional do capital e o crédito fiscal ao investimento. "Queremos que a reestruturação empresarial comece mais cedo, que o processo seja mais rápido e mais flexível e que permita uma maior recuperação dos créditos", afirmou o ministro, sublinhando a introdução de um mecanismos de early warning (aviso prévio) que permite às empresas entrarem mais cedo em processos de reestruturação e também a nova figura do mediador, uma espécie de assessor que ajuda "a empresa a encontrar novas soluções para propor aos credores e à banca".

Fonte noticia: dn.pt

2018-06-22

O Parlamento já aprovou a Lei da Euribor Negativa, com esta iniciativa legislativa os bancos são obrigados a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.

Saber mais

2018-06-04

10 alterações na legislação laboral acordadas pelo Governo, UGT e Patrões.

Saber mais