Forte aumento das importações atira Portugal para défice externo

O saldo conjunto das balanças corrente e de capital foi negativo em 447 milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, o que traduz um agravamento das contas externas de Portugal.

Nos primeiros cinco meses do ano passado o saldo também era negativo, mas de menor dimensão: 337 milhões de euros. Já nos primeiros quatro meses deste ano o saldo era positivo (823 milhões de euros), quase duplicando o registado no período homólogo.

Maio foi assim um mês negativo para as contas externas portuguesas, que passaram a ser deficitárias, piorando face aos meses anteriores deste ano e contra o mesmo período do ano passado.

A culpa é das importações, já que o agravamento do défice da balança de bens foi determinante para o comportamento conjunto do saldo conjunto das balanças corrente e de capital.

As importações aumentaram 16,3% nos primeiros cinco meses do ano, uma taxa de crescimento bem superior ao registado nas exportações, que cresceram 13,3%. O resultado traduz-se num agravamento do saldo da balança de bens para um valor negativo de 4.437 milhões de euros, que compara com -3.329 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Na balança de serviços o saldo continua a ser positivo e até aumentou, para 4,803 milhões de euros, mas insuficiente para compensar a quebra nos bens.  

Fonte noticia: jornaldenegocios.pt

2018-06-22

O Parlamento já aprovou a Lei da Euribor Negativa, com esta iniciativa legislativa os bancos são obrigados a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.

Saber mais

2018-06-04

10 alterações na legislação laboral acordadas pelo Governo, UGT e Patrões.

Saber mais