Malparado pode ser limpo em cinco anos

O veículo que três dos maiores bancos em Portugal vão criar para gerir os ativos problemáticos (NPL) deve precisar de cerca de cinco anos para resolver a exposição de BCP, Novo Banco e CGD aos créditos empresariais vencidos há mais de 90 dias. Para que a previsão se concretize, basta que a economia cresça na ordem dos 2%, num cenário de inflação de 1,5%.

Os três bancos envolvidos já têm “um acordo bastante grande” face ao desenho final que a plataforma comum para gerir o malparado empresarial terá. Falta fechar assuntos como o escritório de advogados que representará a mesma, ou a própria formulação que os contratos de gestão de créditos terão. A ideia na base desta solução não passa pela partilha dos ativos tóxicos na plataforma, mas sim pela partilha e debate das soluções de cada instituição. E cada um dos bancos envolvidos terá um lugar na governação da plataforma. Conforme noticiou ontem o Público, a CGD, o BCP e o Novo Banco foram as instituições que chegaram a acordo com o governo para a solução que visa o ataque ao malparado das empresas, solução essa que contará com o apoio da Instituição Financeira de Desenvolvimento. Em gestação está a criação de um agrupamento complementar de empresas (ACE) por parte dos bancos, que ficará responsável pela recuperação e eventual comercialização dos NPL, acrescentava o diário.

Fonte noticia: dinheirovivo.pt

2018-06-22

O Parlamento já aprovou a Lei da Euribor Negativa, com esta iniciativa legislativa os bancos são obrigados a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.

Saber mais

2018-06-04

10 alterações na legislação laboral acordadas pelo Governo, UGT e Patrões.

Saber mais