O Presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, decidiu reabrir o processo para reforçar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e para impulsionar o projeto-piloto português para a reestruturação da floresta, numa declaração feita em Lisboa.
O Primeiro-Ministro António Costa, que elogiou a decisão, afirmou que «chocado com as circunstâncias em que vivemos este verão, o Presidente Juncker reabriu um processo, que a comissão já tentou por várias vezes ter a aprovação dos Estados-membros, tendo em vista reforçar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil».
Na sua declaração, no final de uma reunião com o Presidente da Comissão Europeia, na qual também esteve o Comissário Europeu Carlos Moedas, gestor do Programa HORIZONTE 2020, o Primeiro-Ministro agradeceu o apoio da União Europeia após os incêndios de junho e de outubro em Portugal.
Jean-Claude Juncker afirmou que «faremos tudo para garantir a solidariedade da Europa com Portugal e estamos a rever todos os mecanismos de proteção civil europeus que podem ser melhorados».
O presidente da Comissão enviou também condolências «às famílias, a todos os homens, mulheres e crianças que foram vítimas desta catástrofe natural». «Uma catástrofe que me toca pessoalmente, porque um dos meus concidadãos, da minha aldeia, morreu neste fogo aqui em Portugal», acrescentou.
Fonte noticia: portugal2020.pt
Partilhar:
O Parlamento já aprovou a Lei da Euribor Negativa, com esta iniciativa legislativa os bancos são obrigados a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.
Saber mais
10 alterações na legislação laboral acordadas pelo Governo, UGT e Patrões.
Saber mais