"O mercado imobiliário português está em alta, com aumento do número de habitações vendidas e um disparo no valor total das transações de janeiro a março de 2017. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros três meses de 2017 transacionaram-se 35 178 habitações, o que correspondeu a um aumento homólogo de 19,4%.
No entanto, para o mesmo período, o valor das vendas aumentou 25,9% em termos homólogos, tendo ultrapassado os 4,3 mil milhões de euros. Deste valor total, segundo o INE, 3,4 mil milhões são referentes a transações de alojamentos existentes.
No primeiro trimestre de 2017, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 7,9% em relação a idêntico período do ano anterior, diz o INE.
No caso dos alojamentos existentes, os preços das habitações aumentaram 9,2%, que foi o mesmo aumento registado no trimestre anterior.
Nos alojamentos novos o aumento fixou-se nos 4,2%, que - segundo o INE - é "a taxa mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016".
Em relação ao trimestre anterior, o IPHab aumentou 2,1%, "elevando para oito o número trimestres consecutivos com crescimento dos preços das habitações", refere o INE."
Fonte noticias: expresso.sapo.pt
Partilhar:
O Parlamento já aprovou a Lei da Euribor Negativa, com esta iniciativa legislativa os bancos são obrigados a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.
Saber mais
10 alterações na legislação laboral acordadas pelo Governo, UGT e Patrões.
Saber mais